quarta-feira, outubro 31

Salvador urgente!

Queridos amigos, com tristeza publico a carta de meu amigo padre Alfredo Dórea, de Salvador, um ser humano especial, líder na luta de combate à AIDS e às vítimas que sofrem com a marginalização social - profissionais do sexo que (sobre)vivem nas ruas de Salvador, meninos de rua que hoje se profissionalizam e enxergam uma possibilidade de futuro pelas mãos do Projeto Aprendiz etc. Conheço padre Alfredo há 5 anos e sei o quanto e quantas pessoas se beneficiam da solidariedade e generosidade deste homem. Junto a ele, outros anjos como Gilson da Pousada Jorge Amado e Marcelo Mendonça, pessoas que lutam e remam contra esta maré lamacenta que é a miséria humana e a desigualdade social deste nosso lindo/triste país.
Abaixo, seu texto que relata a morte de uma criança de 5 anos, portadora do vírus HIV, beneficiária de uma das instituições onde Alfredo trabalha e que hoje necessita de uma ajuda emergencial para manter-se em pé na luta pela vida de outras 40 crianças.

Deise Pinheiro da Silva, 5 anos, nascida com HIV/AIDS, morreu no dia 20 de outubro pp, em Salvador-Bahia.
Por absoluta falta de recursos, a casa das 40 crianças com HIV que ela freqüentava, em Pernambués, foi obrigada a fechar as portas, no dia 11 de outubro pp – véspera do dia das crianças. Há oito anos a nossa Instituição não vivia um óbito de criança atendida.
Sem uma atenção especial, crianças com HIV morrem como passarinhos.
A casa das crianças com HIV mantida há 19 anos pela IBCM tem pedido ajuda a instâncias públicas e privadas, mas ainda não conta com qualquer recurso que possibilite o pagamento dos seus custos, em torno de 17 mil reais/mês.
Reconhecemos o efetivo empenho de tanta gente que tem sido solidária conosco:
A primeira dama do Estado, Fátima Mendonça, que nos visitou e nos doou um carro utilitário; a deputada estadual Marisete Pereira, que nos levou até o secretário de Combate à Pobreza, Valmir Assunção, que por sua vez nos encaminhou ao seu setor de projetos; a vereadora Olívia Santana, que nos levou até o secretário de Educação e Cultura do Município, que nos visitou e nos enviou ao seu setor de Convênios; a promotora Márcia Guedes, que tem acionado diversas instâncias públicas, urgindo providências; a Coordenadora Municipal de DST/AIDS, Sra Socorro, que esteve conosco em audiência com o Secretário Municipal de Saúde e tem urgido esforços na sentido da liberação de recurso que nos é devido (desde 2006), pendente de parecer do Procurador Geral do Município; a embaixatriz da UNICEF, a cantora Daniela Mercury, sempre disponível e atenciosa; a imprensa, que tem denunciado a nossa situação e agonia.
Constatamos a grande perda de peso das crianças, que com o fechamento da casa que as assistia, em Pernambués, deixaram de se alimentar regularmente e interromperam a adesão ao tratamento. As doenças oportunistas já se manifestam em algumas delas e foi este o início do processo que pôs fim à vida de DENISE. É necessária uma ação de emergência!
No próximo dia 02 de novembro, dia dos mortos, a Instituição Beneficente Conceição Macedo estará lembrando mais uma vez a vida ceifada de DEISE PINHEIRO DA SILVA. Assumimos a nossa responsabilidade nesta vitimização, mas temos igualmente a certeza que a morte de DEISE, aos cinco anos de idade, por falta de assistência, é conseqüência da ação e omissão de muita gente que por primeiro tem o dever de zelar pela integridade de crianças e adolescentes, mormente aquelas vitimadas pela injustiça social, pela pobreza e pelo HIV/AIDS.
Dividimos com vocês a nossa tristeza, sofrimento e perplexidade.
pe Alfredo Dorea
(71) 88210040
gerente administrativo da
Instituição Beneficente Conceição Macedo
Banco do Brasil
agência 0904-0
cc: 254.651-5
tel: (71) 3450-9759

2 comentários:

Padre Alfredo disse...

Fabiana, minha linda, a sua grandeza me enche de esperança e gratidão.
Bjs
Alfredo

MM disse...

Obrigado Fabi, juntos conseguiremos vencer mais essa. beijos