sexta-feira, novembro 30

Fim de semana no RJ

Amanhã farei uma participação no show dos queridos Silvério Pontes e Zé da Velha no Campo de São Bento, em Niterói, às 20h. O evento comemora o aniversário da cidade de Niterói e é gratuito.
Em seguida, vou para o Trapiche Gamboa (minha casa tão querida dos amigos Claudinha e Klevison) para nossa roda especial com um timaço de músicos, os queridos Alessandro Cardoso (cavaquinho), Humberto Araújo (sax e flauta), Zero e Rodrigo (percussão) e Charles (7 cordas). Aguardo vocês! Lembrando, que amanhã é véspera do Dia Nacional do Samba e a gente começa a comemorar antecipadamente, às 22h30 na Gamboa. Até lá!

3 comentários:

Anônimo disse...

Gamboa,ali na Gamboa é o berço do berço do samba,ali que tinha o cais do Valongo,onde desembarcava os navios negreiros,aquela área ali é área portuária do Rio,pra se ter uma idéia só no periódo de 1790 há 1830 desembarcaram ali 1576 navios negreiros com desembarque de 706 mil escravos africanos,dali os escravos africanos era destribuido pro Brasil todo,dali sai escravos pra Minas,Espitito Santo,Santa Catarina,São Paulo,Paraná,Rio Grande do Sul,Amapá e por ai vai.
Relatos de viajantes estrangeiros da época como Debret já falavam que os negros ao chegarem ficavam nos armazens que até hoje existe ali,os negros formavam uma roda nos armazens ritimada na palma da mão cantando na sua lingua natal,até serem vendidos.
Atrás do Trapiche Gamboa,fica o morro do Valongo,que tem lá a casa de engorda.
Casa de engorda era pros africanos que chegavam delibitados da travessia atlântica,eles ia pra casa de engorda até serem recuperados para serem vendidos depois,até hoje está lá essa casa e foi tombado pelo patrimônio histórico do Brasil.

Hé muita história.
Augusto,valeu Fabiana.

Fabiana Cozza disse...

Obrigada pelas informações Augusto! Adorei saber mais. Abraços, fabiana cozza.

Anônimo disse...

Valeu Fabiana,sou seu fã e quem já viu seu show,fica logo fã de você.
Um abraço, Augusto.